29.8.07

mudar de vida

o post de hoje é para os meus amigos. para a lila para o vitor nunes para a teresa e para o osvaldo.
o dia hoje foi pleno!

o dia hoje foi pleno. desdobrei-me em risos afectos sentires verdes e lilazes. na aldeia lar tudo é vivo. até as videiras que teimam em secar.

abriram-me as portas de um lugar que acho muito díficil encontrar. tudo ali respira. tudo brilha. tudo nasce. já não há sítios assim. ou melhor eles existem sim mas são tão raros.

tive o privilégio de me levarem lá. à entrada da casa que eu apelido a partir de hoje como de amarela. assim como a de van gogh.fez-me lembrar a sequência de pinturas dessa fase dele. telas com uma casa de paredes pintadas de amarelo. aqui são as portadas. transpiram de tanto amarelão brilhante que até cega. como cartão de visita uma lamparina chinesa. o porquê do nome não sei mas faz lembrar aqueles lampiões vermelhos que vemos pendurados nos restaurantes chineses. tem uma coroa amarela. tal como a casa. depois um pequeno badalo a lembrar a forma da labareda de uma lamparina. disseram-me ser neta do amigo victor reis. só poderia vir coisa boa e bela desse amigo.

para quem não conhece a lamparina chinesa é uma flor que vive num arbusto plantado à porta da casa amarela.

ainda tenho aqueles cheiros entranhados. o cheiro castanho da terra. o cheiro salgado do mar. o cheiro azul do céu. o cheiro dos ares e das brisas do areal ali tão perto. o cheiro verde do bosque dos medos.

"isto não existe" pensei. e por uma tarde eu não fui eu.

a que se encerra em seu castelo de princesa amedrontada das guerras que se travam em seu reino. a que se fecha no seu mundo aterrorizada com os medos vindos do bosque. a que assustada se recusa a pôr o pé descalço na areia não vá uma concha a aleijar.. esta não sou eu. a que se avizinha da dama da noite que ao entardecer se abre para lançar o seu perfume no ar e que durante o dia se fecha no seu casulo resguardando-se dos olhares e das carícias indiscretas na sua coroa.

ofereceram-me três trevos de quatro folhas. aqueles que ao contrário da dama da noite durante o dia abrem vaidosamente as suas folhas deixando-se acariciar pelo sol ou por uma mão mais sensível que ousa tocar-lhe rendendo-se assim ao carinho que lhes querem dar. mas que ao entardecer se fecha em copas e se defende dos ventos mais agrestes que os poderão magoar.

assim sou eu. qual trevo de quatro folhas. não queria. mas sou. e há permanentemente uma guerra no meu reino.

agradeci os trevos com um meio abraço e um tímido beijo.

apesar do turbilhão de satisfação e reconhecimento por aquele acto tão simples não fui de exposição no momento. mas no após instante desse acto mágico faço-o nas minhas sentidas letras.

o que três trevos de quatro folhas me fazem.

só lhe disse assim:" a partir de hoje a minha vida vai mudar. vou ter sorte"

mudar de vida. mudar-me de mim. mudar para uma casa amarela. "eu quero uma casa no campo onde eu possa plantar mais amigos mais discos mais livros e nada mais."

o dia hoje foi pleno!

12 comentários:

encantos disse...

`...aqui só os sorrisos não são amarelos.
tb por aqui não há quem em tão pouco tempo (d)escreva assim...
um dia destes há mais...

lila disse...

A casa amarela está sempre aberta com um sorriso do tamanho do sol,as tonalidades verdes e lilás permanecem todo o ano carregadas de afecto,e agora a sorte está desse lado...os trevos estam contigo...bjs

Anónimo disse...

Os amigos são raros. E são para as ocasiões.
Tiveste mais sorte que eu que dessa Aldeia Lar só conheci o estilo e a sala de convívio, onde uma piscina magnífica convidava a uns mergulhos, não fosse já noite e a minha roupa a mais adeauada.
Portadas amarelas? Ao longe. Talvez por já ser tarde.

O mais importante, contudo, é perceber que te começas a libertar de certas coisas. Não, não são preconceitos. São, sim, lutas internas que travas contigo própria.
Fico contente por te estar a acontecer, embora devagar, o que sabia que iria acontecer. Era, e é, uma questão de tempo.

Aos amigos deseja-se tudo de bom.
Sem se esperar retribuição.
Ou são amigos, ou não. Só os primeiros interessam.

Belo dia.

Já de noite, recordo-me da Aldeia Lar. Era tarde. Bebi uma água. Estava calor.
Portadas? Não vi.
Talvez para a próxima.

Um beijo para ti, Ivone.

Vicktor Reis disse...

Querida Ivone
Mais um magnífico texto de muito querer e sentir. Que bom ouvir dizer que a partir de hoje a tua vida não voltará a ser a mesma. Vai ser com certeza mais esplendorosa pois aquela bela portada amarela que viste foi a mesma que se abriu no teu ser e libertou muitas energias positivas. A Aldeia é-o no verdadeiro sentido do termo pois tem gente dentro, gente solidária, gente total.
Sabes? Deveríamos gritar bem alto a felicidade de termos amigos como a Lila e o Victor, pois têm a virtude cada vez mais rara nos tempos que correm de saberem abrir "portadas amarelas".
E tu que gostas de portadas amarelas, que gostas do mar azul a esverdear, que gostas do lilás dos jacarandás és, igualmente, uma mulher solidária...
Continua a partilhar com todos nós a tua amizade, o teu bem querer, a tua arte de juntar letrinhas às imagens e seremos cada dia mais ricos.
Um beijinho grande, eu diria emocionado com o texto que escreveste.

ivone disse...

e a caixa de bombons vai para..........des-encantos!

woman feelings disse...

Adorei receber-te em minha casa!
Volta sempre!

Beijinhos musicais :)))

e

dança comigo... mas acima de tudo...dança com a própria vida, segue o ritmo....

Dia Feliz!

Ácido Cloridrix HCL disse...

O nosso “Dicionário do Sexo” está agora na letra “E”, Ejaculação Precoce,,,, gostaria de ter o teu sábio comentário, já que não gosto de fechar o debate sobre uma letra com menos de 15 comentários,,,, vamos lá, a tua sabia opinião é precisa,,,, obrigado,,,, HCL
Link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2007/08/dicionrio-do-sexo.html

Luís Galego disse...

assim sou eu. qual trevo de quatro folhas. não queria. mas sou. e há permanentemente uma guerra no meu reino.


mas talvez por isso, sejas a pessoa interessante que és, comprovada pelos vistos por amigos teus...

deep disse...

pelas cores da vida se pintem muitos trevos assim

um abraço

ivone disse...

deixo_vos com o comentário da minha amiga teresa que ainda é muito verde nestas andanças de blogues. loura!!!Como era de esperar tentei comentar no blog .... não consegui que o texto ficasse por isso vai por mail e com grande emoção e gratidão pelo que de mais precioso temos na vida a AMIZADE...passo a escrever o que estaria no blog
"...princesa ontem o tempo parou e deixou saborear os momentos mais simples e bonitos da vida... deixa que o calor e os afectos das "portadas amarelas" e dos amigos te envolvam. um beijo carregado de ternura"

um beijo para ti também princesa

ivone disse...

decidi tornar público o protesto da minha amiga lila porque acho que ela tem toda a razão. e assim neste post há um bonus. e a segunda caixa de bombons vai para_________________a lila!

Não concordo...não concordo...fui violentamente empurrada da cadeira pelo des-encantos que egoísticamente quiz ser o 1º a comentar...fui assim vitima de violencia doméstica e abuso da força...e quem ganha os bombons é ele !!!! apélo á união das mulheres contra este tipo de situações...eu denuncio...onde está a matelima ??? onde estão os meus apoios femininos ??? contra as injustiças...vamos unir-nos e formar um sindicato de qualquer coisa...sem mais...Mulher indignada

--------------------------------------------------------------------------------
ps: o guloso do des-encantos não partilhou os bombons contigo? forreta!

ivone disse...

meus amigos

repórter
os amigos não são só para as ocasiões!
são raros sem dúvida e quem os tem que os guarde a sete chaves.
e aos amigos deseja-se tudo de bom e do melhor.aqui ficam os meus votos para ti também.
até blues


amigo victor
que sorte termos estes dois amigos em comum. é impossível não se ser amigo deles.
bj



woman
volte sempre

acido
ainda não li mas prometo que assim que tiver um tempinho vou cuscar. mas quem sou eu para me pronunciar sobre esse bendito dicionário sobre sexo!?

luís
retribuo o elogio de se ser interessante a propósito do seu infinito pessoal um dos meus favoritos.

cm
só precisa de uma paleta...